Projeto Tecnologias Exponenciais


Equipe




NIVALDE J. DE CASTRO

Coordenador geral do Grupo de Estudos do Setor Elétrico - GESEL. Professor Doutor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ desde 1975. Leciona disciplinas na graduação e pós-graduação sobre o setor elétrico. O GESEL desenvolve pesquisas e estudos sobre inúmeros aspectos relacionados direta e indiretamente com o setor elétrico: análise do modelo de estruturação, matriz de energia elétrica, padrão de financiamento, processo de concentração, regulação, modelagem dos leilões de energia e de linhas de transmissão, equilíbrio econômico - financeiro das empresas do setor, linha de estudos sobre governança corporativa pública. Autor de inúmeros artigos sobre o setor, publicados em revistas e portais especializados, periódicos mais acadêmicos e no IFE, publicação do próprio GESEL.
Currículo Lattes




MAURICIO MOSZKOWICZ

Doutorando em engenharia elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui MBA em aspectos institucionais do setor elétrico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC). Foi Gerente de Tecnologia da ENEVA (ex.MPX); Gerente Executivo de Tecnologia da Informação e de Supervisão e Controle do ONS; Gerente do Programa Xingó de Desenvolvimento Regional do Semiárido Nordestino – CNPq e Pesquisador e Chefe de departamento da área de eletrônica e de fontes alternativas de energia do CEPEL. Atua como Coordenador Executivo do GESEL - Grupo de Estudos do Setor Elétrico desde 2015.
Currículo Lattes




RUBENS ROSENTAL

Coordenador de temas especiais/estratégicos do GESEL. Economista formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ possui mestrado em engenharia da produção na COPPE-UFRJ, pesquisador sênior do GESEL-IE-UFRJ nas áreas de Cenários Macroeconômicos, Governança Corporativa e Integração Energética. Ao longo dos últimos anos, participou de pesquisas contratadas por grupos como EDP, CSN, AES, Eletrobras, Furnas, Itaipu Binacional, CPFL, ENEVA e Energisa.
Currículo Lattes




LORRANE CÂMARA

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com ênfase em economia da energia. Mestre em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED) pela mesma instituição. Lorrane é atualmente aluna de doutorado no Programa de Planejamento Energético (PPE) da COPPE / UFRJ. Atua como pesquisadora do Grupo de Pesquisa do Setor Elétrico (GESEL) da UFRJ. Especialista em regulação do setor elétrico, trabalha em Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento na área de políticas de regulação e suporte à Geração Distribuída e Recursos Energéticos Distribuídos.
Currículo Lattes




DANIEL VIANA

Doutorando em Economia pelo IE/UFRJ, Mestre um Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ e bacharel em Economia pela UFRJ.
Especialista em análise econométrica, avaliação regulatória e de políticas públicas, automação de processos, desenvolvimento de algoritmos computacionais, Data Analytics e Machine Learning.
Possui também experiência na construção de cenários prospectivos para empresas, governos e países.
Currículo Lattes




BIANCA DE MAGALHÃES DE CASTRO

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2012), com trabalho final sobre a renovação das concessões do Setor Elétrico Brasileiro.
Advogada, trabalhou na Superintendência de Regulação da Light Serviços de Eletricidade S.A. (2013-2016).
Possui curso de especialização em Regulation of the Power Sector, da Florence School of Regulation, Itália (2019), com a elaboração do trabalho final Power System Project Brazil. Pesquisadora do Grupo de Estudos do Setor Elétrico - GESEL, residente na Itália.
Currículo Lattes




CAROLINE CHANTRE RAMOS

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atualmente é aluna de mestrado no Programa de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED-UFRJ), na linha de pesquisa de Instituições, Estratégias e Desenvolvimento. Possui experiência de estágio no Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL), onde atuou na área de planejamento econômico e financeiro.
Atualmente, é bolsista de mestrado na mesma instituição e possui interesse nos temas relacionados à Inovação e Regulação do Setor Elétrico.
Currículo Lattes




MATHEUS GUERRA VIEIRA

Bacharel em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro(IE-UFRJ). Atualmente cursa mestrado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela mesma universidade (PPED-UFRJ) com ênfase em Instituições, Estratégia e Desenvolvimento. Atua como pesquisador do Grupo de Pesquisa do Setor Elétrico (GESEL) da UFRJ. Trabalha em Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento na área de políticas de regulação de perdas não técnicas e recursos energéticos distribuídos, com foco no segmento de mobilidade elétrica.
Currículo Lattes




FRANCESCO TOMMASO GIANELLONI ZUBIRIA

Francesco é mestre em economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com ênfase em economia industrial.
Bacharel em economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Como pesquisador do Gesel, já trabalhou em diversos programas de P&D da ANEEL, atuando em projetos de modernização de tarifas do setor de distribuição, impactos econômicos financeiros da difusão de Recursos Energéticos Distribuídos (RED), e cenários de difusão de RED.
Possui experiência em aplicação de técnicas de Machine Learning e Analytics em diversos setores.
Currículo Lattes