Projeto Tecnologias Exponenciais


Apresentação

O setor elétrico vem sofrendo uma forte mudança, através da modificação do perfil do consumidor no século XXI, das transformações sociais ocorridas pela digitalização de produtos e serviços, e também pela integração de recursos energéticos distribuídos à rede, responsáveis por criar novas práticas com alto potencial de disrupção no mercado.

Estas tecnologias avançam, viabilizando a redução de custos de adoção e a mudança de expectativas do consumidor, em uma velocidade que garante a alcunha de tecnologias exponenciais. Neste contexto, o objetivo do projeto é identificar os impactos de tecnologias exponenciais e propor alternativas regulatórias capazes de fornecer incentivos adequados, no sentido de garantir o equilíbrio entre todos os agentes.

O projeto se baseia na análise do novo perfil do consumidor de energia elétrica, identificando novos valores e práticas que exigem uma adaptação por parte de agentes do setor, dos novos negócios que a digitalização de produtos e serviços viabiliza, e também das novas práticas que emergem em função da introdução de recursos energéticos distribuídos.